Ouvir a Rádio Castro FM 95,5 de Castro PR Ao Vivo e Online

Administrador
Rádio Castro FM 95,5 de Castro PR
Rádio Castro FM 95,5 MHz
Cidade: Castro/PR
Telefone: (42) 3232-2224
WhatsApp: Não Informado
Gênero: Popular
Você está ouvindo online a transmissão ao vivo da RÁDIO CASTRO FM 95.5 MHz da cidade de Castro, no estado do Paraná. A emissora é uma migrante AM-FM, sendo originária da frequência 1130 AM.

História e Perfil da Rádio

A história da Rádio Castro começa no ano de 1949 com o interesse de alguns cidadãos da sociedade castrense em instalar uma emissora de rádio na cidade de Castro (PR). No início do século XX já existiam em Castro telégrafo, gráfica, jornal, cinema, sociedade teatral e clubes sociais. Tal fato fazia com que sua sociedade construísse um discurso em que se colocava frente ao tempo e ligada ás inovações. E foi esse sentimento que levou treze cidadãos castrenses a se interessar pela modernidade do momento: o rádio. Inúmeros aparelhos receptores existiam na cidade, mas captavam emissoras de Curitiba e São Paulo. Não havia nenhuma emissora local.

Assim em 10 de novembro de 1949 era firmado o primeiro contrato social da Rádio Castro, uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada. Constavam nessa sociedade os nomes de José Waldemar Iucksh, Feliciano José de Menezes, Dario de Macedo, José Pedro Novaes Rosas, Luiz Prata Mestre, Eduardo José de Quadros, Francisco Cavalin, Urias dos Santos, Pedro Kaled, João Moreira de Melo, Lauro Grein Filho, Alberto Moreira de Melo e Ciro Novaes Vilella.

A primeira ação dos treze sócios foi a importação de um transmissor inglês. Como nenhum deles possuía qualquer tipo de experiência em comunicação e locução radiofônica, abriu-se espaço para talentos locais em um novo campo profissional. Em 04 de fevereiro de 1950 a Rádio Castro entrava pela primeira vez no ar, com o programa experimental “A Voz do Iapó”. Três nomes destacaram-se no primeiros anos da empresa, Douglas Pereira, cuja ênfase foram os programas de calouros e noticiários esportivos; Dejame Tolentino Barbosa, o Coroné Barbosa, que privilegiava a musicalidade gauchesca; e o Compadre Caju, que se fixou na vertente da música sertaneja e está no ar até os dia de hoje.

Transmitindo em amplitude modulada (AM) por quase 68 anos, a Rádio Castro passou por aumento de potência e mudanças de prefixos ao longo do tempo. Seu primeiro transmissor da marca Byngton & Co., tinha capacidade de 250 Watts e 820 kilociclos e transmitia pelo prefixo ZYS 21. Este equipamento foi substituído por um transmissor de 500 Watts, mudando o prefixo para ZYE 220. Na década de 70 a Rádio Castro passou a ser captada pelo prefixo ZYJ 1130, que teve dois transmissores, um valvulado e um transistorizado. Em 22 de dezembro de 2017 a Rádio Castro passou transmitir suas ondas em frequência modulada (FM), sob o prefixo 95.5, com um novo e moderno transmissor, começando uma nova era na emissora.

Qual é o número do telefone da Rádio Castro FM 95,5 de Castro PR?

Entre em contato com a emissora pelo telefone (51) 3231-4240.

Siga a Rádio Castro FM 95,5 de Castro PR nas redes sociais

#buttons=(Confirmar !) #days=(20)

O site Radiocol Brasil utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Leia Mais
Aceitar!