Ouvir a Rádio Universidade UFRGS AM 1080 de Porto Alegre RS Ao Vivo e Online

Administrador
Rádio Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Rádio Universidade AM 1080 KHz
Cidade: Porto Alegre/RS
Site: www.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-3435
WhatsApp: Não Informado
Gênero: Adulta/FlashBack
Você está ouvindo online a programação ao vivo da RÁDIO UFRGS AM 1080 KHz, transmitindo diretamente da cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. A emissora é a voz da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


História e Perfil da rádio

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul teve o privilégio de ser a primeira no Brasil a operar uma estação de radiodifusão. Exatamente no primeiro dia de julho de 1950, destinada à transmissão de ensinamentos, palestras, etc., bem como informações de seu observatório astronômico, com a ressalva, entretanto, de não serem irradiados programas musicais e outros de natureza recreativa. Com a autorização verbal do Reitor Alexandre Martins da Rosa em janeiro de 1951, foi feita uma inauguração simbólica, e a Rádio da Universidade estava finalmente no ar.

No dia 31 de dezembro de 1953, às 22 horas, a Rádio da Universidade é retirada do ar, devido a sua irregularidade quanto à emissão de músicas, o que lhe era proibido até então. A 20 de janeiro de 1954, a Universidade solicita a concessão de um canal de rádio em ondas médias. A partir daí a Rádio da Universidade é autorizada a operar na frequência de 1080 kHz. 

Entre agosto e novembro do ano de 1957 a emissora irradiou sua programação de modo experimental. No dia 18 de novembro de 1957, às 20 horas de uma segunda-feira, entrava no ar em 1080kHz, a ZYU67, Rádio da Universidade. No ano de 1960 a sede dos estúdios da Rádio da Universidade foi transferida para o atual endereço no outro lado da rua Sarmento Leite, no número 426, onde funcionava desde a década de 20, a antiga Seção de Meteorologia do Observatório Astronômico da Escola de Engenharia. 

Em março de 1998 foi instalado um Sistema Servidor de RealAudio permitindo assim que o som da Rádio da Universidade ultrapassasse as fronteiras regionais, podendo ser captado ao vivo em qualquer parte do mundo através da Internet, sendo a Rádio da Universidade a primeira emissora de Porto Alegre a disponibilizar áudio streaming ao vivo. 

Atualmente, a Rádio da Universidade possui dois estúdios, o maior deles, o estúdio A tem 36 metros quadrados e é um mini auditório, abrigando um piano de meia cauda Gotrian-Steinweg e uma bateria Yamaha. Este espaço é utilizado diariamente durante a programação para recitais, entrevistas, programas e locuções ao vivo. O estúdio B é menor, sendo utilizado para gravação e edição de programas jornalísticos, entrevistas e programas produzidos.

A Rádio da Universidade, continua mantendo-se fiel a sua proposta original de irradiar cultura, educação e entretenimento da melhor qualidade. Sabemos das dificuldades de quem se propõe a isto mas contamos com nosso público fiel de ouvintes que ao longo destes anos nos tem prestigiado

Qual é o número do telefone da Rádio Universidade UFRGS AM 1080 de Porto Alegre RS?

Entre em contato com a emissora pelo telefone  (51) 3308-3435.

Siga a Rádio Universidade UFRGS AM 1080 de Porto Alegre RS nas redes sociais

#buttons=(Confirmar !) #days=(20)

O site Radiocol Brasil utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Leia Mais
Aceitar!